Pompeo diz não prever conflito militar entre EUA e China

  • Por Jovem Pan
  • 29/05/2019 16h19
Divulgação Para o chefe da diplomacia, no entanto, a gigante tecnológica Huawei seria "um instrumento do governo chinês"

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que não imagina um conflito militar envolvendo os Estados Unidos e a China nos próximos meses. Sobre o conflito no campo comercial com o país asiático, o integrante do governo afirmou que “muito vai depender” de se os chineses “estarão preparados para fazer o que o presidente (Donald) Trump pediu que eles façam”.

“Espero que haja um acordo. Espero que haja um arranjo que funcione em benefício de cada um dos dois países”, declarou o chefe da diplomacia de Washington em entrevista à Fox Business. “Mas, se não houver, estou muito convencido de que a economia americana continuará crescendo.”

Para Pompeo, a Huawei, gigante tecnológica trazida ao centro das tensões comerciais entre as duas superpotências, seria “um instrumento do governo chinês”. “Se for o caso de que o Partido Comunista da China quer obter informação de tecnologia que esteja em posse da Huawei, é quase certamente o caso de que a Huawei providenciará isso a eles”, argumentou.

Sobre as acusações de práticas comerciais ilegais dirigidas por Trump a Pequim, Pompeo apontou que Washington se preocupa com essa ameaça “todos os dias”. “A ameaça de não só roubos de propriedade intelectual comercial, mas de tecnologia militar é real e estamos fazendo o nosso melhor para evitar que isso aconteça”, garantiu, enquanto respondia a uma pergunta relacionada a desdobramentos no turbulento Mar da China Meridional.

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.