Primeiro-ministro do Reino Unido dissolve Parlamento e antecipa eleições legislativas

Novo pleito ocorrerá em 4 de julho, e não mais no ano que vem, como estava previsto; oposição trabalhista, liderada por Keir Starmer, é favorita

  • 22/05/2024 14h09
  • BlueSky
NEIL HALL/EFE/EPA O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak se prepara para fazer um discurso fora de 10 Downing Street em Londres O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak se prepara para fazer um discurso sobre as eleições no Reino Unido

O primeiro-ministro conservador Rishi Sunak anunciou nesta quarta-feira (22) que as eleições legislativas no Reino Unido ocorrerão em 4 de julho — e não mais no ano que vem, como estava previsto. A oposição trabalhista, liderada por Keir Starmer, é a favorita para vencer o pleito, segundo as pesquisas. Além disso, o premiê dissolveu o Parlamento. “Hoje falei com sua majestade, o rei, para pedir a dissolução do Parlamento. O rei aceitou este pedido e celebraremos eleições gerais em 4 de julho”, declarou Sunak, sob chuva, em frente à sua residência oficial em Downing Street. Caso o conservador não seja eleito, o Reino Unido terá seu quarto primeiro-ministro em um período de dois anos.

A decisão foi tomada após uma reunião do conselho de ministro. As eleições, que deveriam ocorrer até janeiro de 2025, foram antecipadas devido à pressão sobre Sunak, agravada por pesquisas desfavoráveis aos conservadores. Os levantamentos mostram uma vantagem de 20 pontos para os trabalhistas, que têm cerca de 45% das intenções de voto, comparado aos 20%-25% dos conservadores. O partido anti-imigração Reform UK aparece com 12% das intenções de voto. Com um sistema de votação simples em cada um dos 650 distritos eleitorais, esses números indicam uma maioria confortável para os trabalhistas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os conservadores estão no poder há 14 anos, período marcado pelo referendo do Brexit e pela sucessão de cinco primeiros-ministros em oito anos. As boas notícias econômicas, como o controle da inflação e a implementação do plano de expulsão de migrantes irregulares para Ruanda, parecem ter motivado Sunak a convocar as eleições. Os britânicos, no entanto, parecem determinados a mudar, favorecendo Keir Starmer, um ex-advogado de 61 anos, para assumir o número 10 de Downing Street.

*Com informações do AFP

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.