Proposta da UE sobre Brexit ameaçaria integridade constitucional, diz May

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/02/2018 10h50
EFE/EPA/WILL OLIVERSegundo May, esse plano "enfraqueceria o mercado comum britânico" ao colocar, na prática, uma fronteira entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse nesta quarta-feira no Parlamento que a proposta da União Europeia para a Irlanda do Norte no pós-Brexit “ameaçaria a integridade constitucional” do Reino Unido e é inaceitável.

A premiê se referia a um rascunho publicado pela União Europeia mais cedo, no qual o bloco afirma que a Irlanda do Norte deve ser considerada parte do território aduaneiro europeu para evitar a criação de uma “fronteira dura” com a República da Irlanda.

Segundo May, esse plano “enfraqueceria o mercado comum britânico” ao colocar, na prática, uma fronteira entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido. Ela afirmou que “nenhum premiê do país poderia concordar com isso”.

Ela ressaltou, no entanto, que o Reino Unido irá discutir as propostas e permanece “absolutamente comprometido” para evitar uma fronteira dura.