Próximo da costa dos EUA, furacão Florence cai para categoria 1
Diante da aproximação da Costa dos Estados Unidos, o furacão Florence perdeu força e caiu para categoria 1 na escala Saffir-Simpson, nesta sexta-feira, com ventos máximos sustentados de até 150 km/h, a quase 70 quilômetros da costa dos Estados Unidos, onde existe a previsão de que toque a terra nas próximas horas.
Em seu último boletim parcial divulgado no início desta madrugada, o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos EUA informou que Florence perdeu outra categoria de intensidade.
Florence, que chegou a ser um furacão de categoria 4 – de um máximo de 5 – com ventos máximos sustentados de até 220 km/h, é agora de categoria 1.
Neste momento, o olho do furacão está localizado a 70 quilômetros ao sul de Morehead City (Carolina do Norte) e 85 a leste de Wilmington (Carolina do Norte), onde vivem mais de 100 mil pessoas.
O furacão Florence avança a 9 km/h com ventos máximos sustentados de até 150 km/h.
Apesar disso, o NHC classificou os ventos e a tempestade que os acompanham como um “perigo mortal”.
As previsões do NHC indicam que Florence pode tocar a terra nas próximas 24 horas e que depois atravessará as Carolinas durante o fim de semana antes de enfraquecer nos Apalaches em direção ao norte no início da próxima semana.
Nos preparativos para o furacão, estima-se que 1,5 milhão de pessoas tiveram de deixar suas casas por medida de segurança.
*Com Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.