Reino Unido terá pagamentos a fazer a Bruxelas após “Brexit”, diz comissário

  • Por Estadão Conteúdo
  • 07/08/2017 09h32
BRE19 LONDRES (REINO UNIDO) 20/02/2017.- Varias personas manifiestan con pancartas y ondean la bandera de la Unión Europea a las afueras del Parlamento en Londres, Reino Unido, hoy, 20 de febrero de 2017. Emigrantes a favor de la Unión Europea residentes en Reino Unido pusieron en marcha varias manifestaciones en contra de la activación del "brexit" para la salida del Reino Unido de la Unión Europea (UE). La Cámara de los Lores (alta) empieza a debatir hoy el proyecto de ley que debe autorizar la activación del "brexit", la salida del Reino Unido de la Unión Europea. La primera ministra británica, Theresa May, ha indicado que es su intención invocar el artículo 50 del Tratado de Lisboa, que inicia el proceso formal de negociaciones sobre la retirada de un país comunitario, antes de que termine el próximo mes de marzo. EFE/Andy Rain ANDY RAIN/EFE Londres terá de seguir transferindo recursos para Bruxelas até 2020 pelo menos

O comissário de orçamento da União Europeia, Günther Oettinger, disse que o Reino Unido terá de fazer pagamentos para projetos de longo prazo mesmo após a conclusão do “Brexit”, como é conhecido o processo de negociações para retirar o país da UE

Em comentários publicados pelo jornal alemão Bild nesta segunda-feira, Oettinger esclareceu que o Reino Unido continuará “preso” por alguns compromissos anteriores. Desta forma, Londres terá de seguir transferindo recursos para Bruxelas até 2020 pelo menos.

Em junho do ano passado, o Reino Unido aprovou o Brexit em plebiscito e a expectativa é que o país deixe a UE em março de 2019.

Segundo Oettinger, a saída do Reino Unido significará perdas anuais de 10 bilhões a 12 bilhões de euros (US$ 11,8 bilhões a US$ 14 bilhões) ao orçamento da UE, que serão compensadas por meio de cortes e repasses maiores de outros integrantes do bloco.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.