Republicanos realizam primeira audiência para investigação sobre impeachment de Biden

Oposição acusa o democrata de ter ‘mentido’ para o povo americano sobre os negócios de seu filho no exterior; procedimento ocorre em duas etapas

  • Por Jovem Pan
  • 28/09/2023 11h52
ANNA MONEYMAKER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP joe biden Procedimento para possível impeachment de Biden ocorre em duas etapas

Os republicanos vão abrir nesta quinta-feira, 28, uma investigação para impeachment do presidente dos Estados UnidosJoe Biden, sob alegação de que ele mentiu para o povo americano sobre os negócios de seu filho Hunter Biden no exterior. A primeira audiência parlamentar desta investigação está marcada para as 10h (11h no horário de Brasília). O procedimento ocorre em duas etapas. Depois de realizada uma investigação, a Câmara de Representantes vota, por maioria simples, os artigos da acusação que detalham os fatos contra o presidente: é o que se conhece como julgamento político, ou “impeachment”. A ala trumpista do Partido Republicano pede, há meses, a abertura de um processo de impeachment contra Biden. Caso a acusação proceda, o Senado, a câmara alta do Congresso, julga o presidente. Se chegar a esta fase, é muito provável que Biden seja absolvido, porque seu partido tem maioria nesta câmara.

O chefe do comitê investigativo da Câmara, James Comer, afirma ter encontrado “uma quantidade esmagadora de provas que demonstram que o presidente Joe Biden abusou de seu cargo público para beneficiar financeiramente sua família”. “Com base nas evidências, o Congresso tem o dever de abrir uma investigação de impeachment sobre a corrupção do presidente Biden”, justificou, em um comunicado. Os democratas consideram essa ação uma loucura e há indícios de que não há chance de sucesso no plano do Partido Republicano, porém, pode se tornar uma dor de cabeça para a Casa Branca antes da eleição presidencial de 2024, nas quais Biden concorre e poderá ter seu antecessor imediato, o republicano Donald Trump, como rival. “É uma loucura”, disse o porta-voz da Casa Branca Ian Sams, que acusa os republicanos de realizarem a audiência nesta quinta-feira para desviar a atenção da crise, para a qual o país caminha, devido à incapacidade do Congresso de aprovar um orçamento.

Hunter Biden, filho mais novo do presidente e ex-empresário de 53 anos, tornou-se o principal alvo dos republicanos. Os congressistas acusam-no de ter realizado negócios duvidosos na Ucrânia e na China, enquanto Joe Biden era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017), aproveitando-se do nome e dos contatos do pai. A Constituição dos Estados Unidos afirma que o Congresso pode destituir o presidente por traição, corrupção e outros crimes graves. O presidente, de 80 anos, sempre apoiou publicamente o filho, que tem um passado de dependências e se encontra envolvido em problemas jurídicos, acusado de porte ilegal de arma de fogo. “Acordo todos os dias (…) sem pensar muito no impeachment. Tenho um trabalho a fazer. Tenho que lidar com os problemas que afetam o povo americano todos os dias”, disse ele em setembro. Nenhum presidente sofreu impeachment na história dos Estados Unidos. Vários foram, no entanto, submetidos a julgamento: Andrew Johnson, em 1868; Bill Clinton, em 1998; e Donald Trump, em 2019 e 2021. Todos foram absolvidos. Richard Nixon preferiu renunciar em 1974 para evitar um possível impeachment pelo Congresso pelo escândalo Watergate.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.