Roubado há 20 anos, quadro de Picasso é localizado em Amsterdã

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2019 08h39
EFE O investigador de arte holandês Arthur Brand com a tela recuperada

O quadro Busto de Mulher, do artista espanhol Pablo Picasso foi localizado em Amsterdã, depois de passar por pelo menos 20 mãos durante as últimas duas décadas, confirmou nesta terça-feira à Agência Efe o investigador de arte holandês Arthur Brand, que encontrou a tela. A obra foi roubada em 1999.

A pintura era propriedade de um xeque saudita, Abdul Mohsen Abdulmalik, que o adquiriu nos anos 80 na galeria Pace, de Nova York, por um valor não confirmado. Quando foi roubada do seu iate na França, a peça tinha um valor no mercado de 4 milhões de euros.

Com a passagem do tempo, as autoridades francesas deram o caso por encerrado porque,  na maioria das vezes, afirmou Brand, “quando um quadro assim desaparece totalmente é porque os ladrões não o conseguiram vender e acabam o destruindo para não terem problemas”.

O proprietário oferecia uma recompensa de 400 mil euros, mas depois de perder a esperança de encontrá-lo, recebeu 4 milhões de euros da companhia de seguros, que agora é proprietária da tela.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.