Rússia diz que não viu garantias de segurança para Ucrânia
O Kremlin afirmou, nesta terça-feira (16), que não viu as propostas europeias sobre garantias de segurança para a Ucrânia, anunciadas na segunda-feira para tentar encerrar o conflito com a Rússia. “Até o momento, vimos apenas reportagens nos jornais, mas não vamos reagir. Ainda não vimos nenhum texto. Quando recebermos, então analisaremos”, declarou à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Na segunda-feira, o governo da Alemanha publicou uma declaração conjunta dos líderes europeus após dois dias de negociações em Berlim entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e emissários americanos, com o objetivo de alcançar um plano que acabe com os combates.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Os líderes dos principais países europeus — incluindo Alemanha, França e Reino Unido — e da União Europeia apresentaram a proposta de uma “força multinacional para a Ucrânia”, que seria “integrada por contribuições de nações voluntárias e apoiada pelos Estados Unidos”. Também propuseram apoiar de forma constante um Exército ucraniano de 800.000 homens, assim como a criação de um “mecanismo de supervisão e verificação do cessar-fogo liderado pelos Estados Unidos”.
A possível proteção que a Ucrânia obteria dos Estados Unidos e da Europa após um eventual cessar-fogo, para dissuadir uma nova ofensiva russa, é uma das questões centrais das negociações. Moscou se opõe à presença de tropas europeias ou de países membros da Otan na Ucrânia para garantir a paz.
*Com informações da AFP
[jp-related-posts ids=”2088005,2087995,2087958″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Zelensky diz que Rússia atacou sede dos serviços de segurança da Ucrânia
O presidente ucraniano disse que a ofensiva russa mirou o escritório do diretor da agência de inteligência
- Explosão em base militar da Bolívia deixa ao menos 58 feridos AFP · há 4 horas
- EUA afundam 3ª barco de supostos traficantes em frente ao Equador em uma semana Jovem Pan · há 6 horas
- ONU aprova adoção de mapa-múndi com tamanho mais fiel de continentes Jovem Pan · há 7 horas
- Julgamento de mãe que matou os três filhos nos EUA é anulado após impasse do júri AFP · há 10 horas