Rússia reduz para 100 profissões proibidas para mulheres

  • Por Jovem Pan
  • 15/08/2019 13h39 - Atualizado em 15/08/2019 13h43
Pixabay bandeira da rússia A partir de 2021, as mulheres também poderão trabalhar como caminhoneiras e mecânicas de carros; lista de restrições anteriores era de 456

A Rússia anunciou nesta quinta-feira (15) uma nova lista de 100 profissões proibidas para mulheres. Apesar do número alto, a redução significa um avanço: antes tal catálogo contava com 456 vetos. O documento, publicado no Diário Oficial do país, foi aprovado pelo Ministério de Trabalho e entrará em vigor em 1 de janeiro de 2021.

A nova lista elimina uma das restrições mais famosas, a que impedia mulheres de trabalhar como maquinistas de trens elétricos. A empresa estatal de ferrovias russas RZDA se manifestou a favor do avanço em várias ocasiões e prometeu criar condições dignas para as motoristas dos trens.

A partir de 2021, as mulheres também poderão trabalhar como caminhoneiras e mecânicas de carros. No entanto, as russas não poderão trabalhar como bombeiras, motoristas de escavadeiras, mergulhadoras, mineradoras e realizar uma série de trabalhos relacionados com a extração de petróleo e gás.

Também foram mantidas restrições para os trabalhos físicos e que implicam na manipulação de produtos químicos. As mulheres também são proibidas de cuidar de alguns animais, como touro de raça, potros e javalis.

O Ministério de Trabalho russo estava há vários anos tentando reformar a lista de profissões proibidas, aprovada na era soviética e que proibia o desempenho de trabalhos “perigosos” para a saúde das mulheres.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.