Senadora Kirsten Gillibrand desafia Trump ao lançar candidatura para primárias democratas

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2019 14h32
Divulgação "A coragem não constrói muros", afirma Gillibrand em vídeo de campanha

A senadora democrata Kirsten Gillibrand, de Nova York, anunciou no domingo, 17, que será candidata nas primárias do partido para as eleições presidenciais de 2020.
A candidatura foi apresentada com um vídeo divulgado nas redes sociais, intitulado como “Brave Wins” (A Coragem Vence).

Gillibrand agora se une à longa lista de políticos democratas que já anunciaram que disputarão as primárias para ser o candidato do partido nas eleições presidenciais de 2020.

“A coragem não leva as pessoas a se enfrentarem. A coragem não coloca o dinheiro na frente das vidas. A coragem não amplia o ódio, nem turva a verdade, nem constrói muros”, afirmou Gillibrand no vídeo, em uma clara crítica ao governo de Donald Trump.

A senadora já tinha anunciado em janeiro deste ano que tinha a intenção de ser candidata à indicação democrata para a presidência em uma entrevista ao apresentador Stephen Colbert.

“Vou me apresentar como candidata à presidência dos Estados Unidos porque, como uma mulher jovem que sou, vou lutar pelos filhos dos demais como lutaria pelos meus familiares”, disse na época a Colbert no programa “Late Show”, da emissora “CBS”.

No fim do vídeo, Gillibrand anuncia um comício para o próximo domingo, 24, em frente ao Trump International Hotel, no centro de Manhattan.

“Estou lutando por um país onde lideremos com coragem e compaixão, não medo e avareza. Vou levar essa luta à própria porta do presidente Trump”, escreveu a Gillibrand no Facebook.
A senadora, de 52 anos, é uma das 14 pessoas que disputarão as primárias democratas para as eleições presidenciais.

No entanto, a expectativa é que mais candidatos entrem na briga, como o ex-vice-presidente Joe Biden. Em um “ato falho” durante um discurso, ele praticamente confirmou a intenção de disputar as primárias. O aparente deslize foi aplaudido pela plateia.

“Tenho o caminho mais progressista do que qualquer dos candidatos (…) de qualquer pessoa que disputará a presidência”, disse Biden em um evento do Partido Democrata para arrecadar recursos no estado de Delaware.

Segundo pesquisas reunidas pelo site RealClearPolitics, Biden lidera as intenções de voto entre os democratas, com 29%. O também senador Bernie Sanders vem na segunda posição, com 22%.

Kamala Harris (11,3%), Elizabeth Warren (7%) e Cory Booker (5,8%), que também já anunciaram que disputarão as primárias do Partido Democrata, completam a lista.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.