Sonda da Nasa pousa em Marte após sete meses de viagem e manda a primeira imagem
Depois de sete meses de viagem, a sonda InSight, da Nasa, aterrissou com sucesso nesta segunda-feira (26) na superfície de Marte. Essa é a primeira missão da agência espacial que visa estudar especificamente o interior do planeta vermelho. A sala de controle do Laboratório de Propulsão da empresa em Pasadena, na Califórnia, recebeu às 11h53 locais (17h53 de Brasília) o sinal de que o pouso havia sido concluído.
“Sinto você, Marte – e em breve conhecerei seu coração. Com esse pouso seguro, estou aqui. Estou em casa”, disse o perfil oficial da InSight no Twitter, canal que transmitiu a viagem ao vivo. Pouco tempo depois, a empresa recebeu – e divulgou – a primeira imagem do local.
I feel you, #Mars – and soon I’ll know your heart. With this safe landing, I’m here. I’m home.
#MarsLanding https://t.co/auhFdfiUMg— NASAInSight (@NASAInSight) November 26, 2018
My first picture on #Mars! My lens cover isn’t off yet, but I just had to show you a first look at my new home. More status updates:https://t.co/tYcLE3tkkS #MarsLanding pic.twitter.com/G15bJjMYxa
— NASAInSight (@NASAInSight) November 26, 2018
Para pousar com sucesso, o módulo teve que superar os chamados “sete minutos de terror” – período no qual era preciso conseguir diminuir a velocidade de 20 mil km/h durante a travessia da atmosfera para apenas 5 km/h.
A aterrissagem é o fim de uma viagem de 485 milhões de quilômetros, distância que separa a Terra de Marte, que começou no último dia 5 de maio – quando a InSight foi lançado da base área de Vandenberg, também na Califórnia.
Para conhecer mais sobre a composição e a evolução do planeta vermelho, ela conta com um sismógrafo, uma escavadeira e uma sonda para medir a atividade e a temperatura interna. A previsão da Nasa é que a Insight permaneça em operação em Marte por cerca de dois anos.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.