Suprema Corte dos EUA deve manter lei que leva ao banimento do TikTok no país
A Suprema Corte dos Estados Unidos está prestes a tomar uma decisão crucial sobre uma nova legislação que pode levar ao fechamento do TikTok no país. De acordo com o New York Times, a expectativa é que o veredicto seja anunciado até o final desta semana, e a maioria dos juízes já sinalizou que a lei em questão não viola a Primeira Emenda, que protege a liberdade de expressão. O prazo para a possível desativação do aplicativo é até 19 de janeiro. Em abril de 2024, o presidente Joe Biden promulgou uma lei que exige que a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, venda suas operações nos EUA até a data limite mencionada.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A justificativa para essa medida é a alegação de que o TikTok representa um risco à segurança nacional, uma vez que poderia permitir à China o acesso a dados de usuários americanos. A plataforma TikTok, por sua vez, argumenta que a proibição seria uma violação inconstitucional, afetando diretamente os mais de 170 milhões de usuários que a utilizam nos Estados Unidos. A decisão da Suprema Corte não apenas impactará o futuro do aplicativo, mas também poderá influenciar as relações diplomáticas entre os EUA e a China, especialmente com a iminente posse de Donald Trump.
Curiosamente, Trump, que já havia tentado banir o TikTok, agora se posiciona a favor do aplicativo, defendendo a importância da concorrência. Seu advogado solicitou à Suprema Corte que suspenda a nova lei, permitindo que o próximo governo busque uma solução política para a questão. Além disso, organizações que lutam pela liberdade de expressão, como a ACLU, manifestaram sua oposição à legislação, temendo que ela possa ser um passo em direção à censura.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
[jp-related-posts ids=”1824987,1824916,1824816″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Cuba responde Trump após ele afirmar na ONU que a ilha ‘cairá’
Ministro das Relações Exteriores afirmou que os EUA não aceitam que o país tenha o direito de ser totalmente independente e
- Cuba deixa Assembleia da ONU após Trump falar em mudança de regime no país Jovem Pan · há 4 horas
- Com presença do Irã na ONU, Trump questiona se deveria ‘aniquilar’ o país Nícolas Robert · há 5 horas
- Secretário-geral da ONU fala em ‘limpeza étnica’ na Cisjordânia ocupada AFP · há 6 horas
- Lula e Trump discursam nesta terça na Assembleia Geral da ONU; acompanhe ao vivo Jovem Pan · há 6 horas