Temperatura em Moscou bate -30º durante a noite
Neste sábado (31), os termômetros marcavam na capital russa 21 graus abaixo de zero
A temperatura noturna em Klin, na região de Moscou, atingiu na noite passada os 30 graus abaixo de zero, enquanto na capital russa também se instalou uma onda de frio com temperaturas de 20 ou mais graus negativos. Neste sábado (31), os termômetros marcavam na capital russa 21 graus abaixo de zero que são percebidos, segundo dispositivos eletrônicos, como uma sensação térmica de 29 graus negativos.
Na quinta-feira (29) a camada de neve em Moscou alcançou os 62 centímetros, após três dias de intensa nevasca em todo o centro da parte europeia da Rússia. O manto de neve cobriu totalmente a cidade de 13 milhões de habitantes pela segunda vez neste inverno, enquanto garis e máquinas limpa-neve trabalham arduamente para limpar as ruas.
Nevasca histórica
Em 1956, nestas mesmas datas, os termômetros da capital caíram para 35 graus abaixo de zero, lembraram os meteorologistas, que admitem que nas décadas posteriores houve um aumento da temperatura invernal, exceto no ano de 1978.
No século XXI, o inverno mais frio em Moscou foi registrado em 2005, quando as temperaturas oscilaram durante as noites entre 25 e 30 graus abaixo de zero. A atual onda de frio instalou-se na capital russa após dias de intensas nevascas que deixaram camadas de neve de mais de 60 centímetros na cidade.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.