Tesouro dos EUA anuncia sanções contra dirigentes financeiros ligados ao Hezbollah

A instituição financeira libanesa Al-Qard Al-Hassan, supostamente controlada pelo grupo terrorista, já havia sido sancionada em 2007 por facilitar o acesso à rede financeira formal e por burlar sanções americanas

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2025 17h14
  • BlueSky
MARWAN NAAMANI / AFP (FILES) A poster of Hezbollah leader Hassan Nasrallah and flags of the group decorate a bus heading to the southern suburb of Beirut on February, 22 2006 to attend a massive "victory" rally. Lebanon's Iran-backed Hezbollah group confirmed on September 28, 2024 that its leader Hassan Nasrallah had been killed, after Israel said it had "eliminated" him in a strike on south Beirut a day earlier Segundo o Tesouro, os alvos da medida operavam "em funções críticas" para a AQAH e "alguns estão ligados à instituição há mais de duas décadas"

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (3) novas sanções contra sete altos funcionários e uma empresa vinculada à instituição financeira libanesa Al-Qard Al-Hassan (AQAH), supostamente controlada pelo Hezbollah. A AQAH já havia sido sancionada em 2007 por facilitar o acesso do grupo à rede financeira formal e por burlar sanções americanas. “Por meio de seus cargos na AQAH, esses funcionários buscaram ofuscar os interesses do Hezbollah em transações aparentemente legítimas com instituições financeiras libanesas”, disse o vice-secretário do Tesouro, Michael Faulkender. Segundo o Tesouro, os alvos da medida operavam “em funções críticas” para a AQAH e “alguns estão ligados à instituição há mais de duas décadas”.

Além de cargos administrativos, eles abriram contas bancárias conjuntas e movimentaram milhões de dólares em nome do Hezbollah, utilizando métodos semelhantes aos de “banqueiros-sombra” anteriormente sancionados, diz o comunicado. Entre os sancionados estão Nehme Ahmad Jamil, chefe dos departamentos de auditoria e negócios da AQAH e coproprietário da empresa Tashilat SARL, também sancionada; Issa Hussein Kassir, responsável por logística; e Samer Hasan Fawaz, diretor de administração. O Tesouro também identificou envolvimento direto desses indivíduos com compra de ouro, gestão de contas bancárias em nome do Hezbollah e apoio a instituições financeiras já sancionadas, como o Jammal Trust Bank.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As sanções foram impostas com base em ordem executiva que trata de indivíduos e entidades ligados ao terrorismo global. “A medida reforça o compromisso do Tesouro em apoiar os esforços do novo governo libanês para limitar a influência do Hezbollah, num momento em que entidades como a AQAH continuam a enfraquecer a já frágil economia libanesa”, afirma o comunicado.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.