Vacina da Moderna gera resposta imunológica em humanos contra o coronavírus
A empresa farmacêutica Moderna divulgou, nesta segunda-feira (18), resultados promissores para a vacina, batizada de mRNA-1273, contra o novo coronavírus. O estudo preliminar aplicou o composto em 45 pessoas.
A vacina parece ser segura e capaz de estimular resposta imunológica contra a Covid-19, segundo anunciou a Moderna em comunicado de imprensa.
Em março, a pesquisa passou a usar humanos para testagem da fórmula. A companhia de biotecnologia, localizada em Massachusetts, nos EUA, afirmou que, nesta primeira etapa do estudo, todas as pessoas submetidas a duas doses tiveram resultado satisfatório, com presença de anticorpos contra o coronavírus.
É importante ressaltar que, neste momento, os testes clínicos estavam focados na segurança do composto, e ainda não é possível cravar que ele será capaz de prevenir que pessoas sejam infectadas pelo vírus. Mesmo assim, a notícia é boa.
A Moderna começará uma segunda fase de estudo imediatamente para, em julho, passar para a última etapa. A empresa mira a possibilidade de ter a vacina disponível já no outono do hemisfério norte, algo que jamais aconteceu na história de desenvolvimento de vacinas.
Os investidores comemoraram os resultados iniciais, o que fez com que as ações da empresa subissem 30%. Desde o começo de 2020, a gigante de biotecnologia triplicou seu valor das ações.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.