‘Titã da lei’: Trump expressa luto pela morte da juíza Ruth Bader Ginsburg

Magistrada pertencia à Suprema Corte norte-americana; lideranças democratas pressionam o presidente a nomear um novo magistrado para vaga de RBG após as eleições

  • Por Jovem Pan
  • 19/09/2020 10h48 - Atualizado em 19/09/2020 14h07
Andrew Harrer/EFE Presidente retornou agenda de campanhas no fim de semana, após receber autorização da equipe médica da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um comunicado em que expressa luto pela morte da juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg e faz homenagem à magistrada, que exerceu o cargo por 27 anos. “Hoje, nossa nação está de luto pela perda de uma titã da lei”, afirmou. Na nota, Trump destaca que Ginsburg era renomada “por sua mente brilhante” e por suas “poderosas divergências” na Corte. “As opiniões dela, incluindo em decisões conhecidas relacionadas à igualdade legal de mulheres e de pessoas com deficiências, inspiraram todos os americanos e gerações de grandes mentes do Direito”, ressaltou.

O republicano ressaltou ainda que a juíza foi uma “batalhadora até o fim” e ofereceu orações aos familiares. “Que a memória dela seja uma grande e magnífica bênção para o mundo”, concluiu, sem dar indicações de como pretende conduzir o processo de sucessão. Com a morte de RBG surge uma vaga no Supremo norte-americano e lideranças democratas pressionam Trump a esperar o resultado das eleições de novembro para decidir sobre a sucessão da magistrada. Em 2016, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, impediu o então presidente Barack Obama de preencher uma vaga na corte sob o argumento de que aquele era um ano eleitoral e, portanto, seria mais prudente aguardar o pleito.

McConnell, no entanto, já indicou que deve autorizar a votação do nome escolhido por Trump. Em comunicado, o parlamentar explicou que a situação é diferente do quadro de quatro anos atrás porque, desta vez, o mesmo partido controla a Casa Branca e o Senado. “O nomeado do presidente Trump vai receber o voto no plenário do Senado dos Estados Unidos”, garantiu. Para o ex-presidente Obama, a legenda governista não pode iniciar a sucessão de Ginsburg antes da posse de uma nova legislatura. Segundo ele, a norma foi “inventada” pelos próprios republicanos e, agora, precisa ser respeitada. “Um princípio básico da lei – e da justiça diária – é que precisamos aplicar as regras com consistência, não baseados em que é conveniente e vantajoso no momento”, argumentou, em nota.

Candidato democrata à presidência, Joe Biden lembrou o legado de Ginsburg como voz firme em defesa da igualdade de gênero e chamou a juíza de “heroína americana”. O ex-vice-presidente foi categórico: “Deixe-me ser claro: os eleitores devem escolher um presidente e um presidente deve escolher o sucessor da juíza Ginsburg”. O líder da oposição no Senado, Chuck Schumer, repetiu a mesma declaração feita por McConnell logo após a morte do juiz Antonin Scalia, em 2016. “O povo americano deve ter voz na seleção do novo juiz da Suprema Corte. Portanto, essa vaga não deve ser preenchida até que tenhamos um novo presidente”, escreveu no Twitter.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.