Tornados deixam mortos e centenas de feridos nos Estados Unidos

  • Por Jovem Pan
  • 29/05/2019 15h32 - Atualizado em 29/05/2019 15h42
EFE Tornados atingiram oito estados do país nos últimos dias

Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em Ohio, nos Estados Unidos, devido à passagem dos enormes tornados que atingiram o país nos últimos dias. Na cidade de Dayton, mais de 80 mil pessoas ficaram sem energia elétrica.

“Casas ficaram em ruínas, complexos inteiros de apartamentos destruídos, negócios com as paredes desmoronadas”, relatou o vice-chefe dos bombeiros Nicholas Hasford à ABC News. “Não sei de nenhuma comunidade totalmente preparada para esse tipo de devastação”, completou.

Segundo o prefeito de Ohio, Jeffrey Hazel, dez pessoas ficaram feridas e uma morte foi registrada no estado, a de um homem de 81 anos, na cidade de Celina. Ele morreu quando um carro bateu em sua casa.

A moradora Kylie Post contou que, quando ouviu as sirenes de alerta, refugiou-se com o filho em uma banheira e se cobriu com um colchão, já que não tem porão em casa. “A primeira coisa que ouvi foram as sirenes. Então foi quase como se um trem passasse perto de nós por alguns minutos”, disse ao site Cincinnati.com.

De acordo com o Departamento de Transportes de Ohio, máquinas de neve tiveram de ser usadas para remover galhos e destroços em uma estrada ao norte de Dayton. A prefeitura da cidade pediu que os moradores poupassem água, porque as estações de tratamento e de bombeamento estavam sem energia.

“Perdemos energia tanto nas estações de água quanto nas estações de bombeamento, e as equipes de resgate começaram as operações de busca e resgate e remoção de entulho”, informou.

Devastação em outros estados

Já no estado de Oklahoma, foram registradas duas mortes e 29 pessoas foram hospitalizadas depois que um tornado devastou um acampamento de trailers em Reno no final de semana.

Em sua conta no Twitter, o presidente Donald Trump afirmou que falou com o governador do estado, Kevin Stitt, e ofereceu apoio do governo federal e da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, em inglês).

No Missouri, os ventos de mais de 260 km por hora varreram Jefferson City, e três pessoas morreram na semana passada.

A Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) estima que até 52 tornados afetaram o meio-oeste americano. Desde o dia 15 de abril, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, em inglês) já registrou mais de 400 tornados no país.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.