Trump admite discussão com Netanyahu; presidente teria chamado premiê de ‘louco’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta quarta-feira (3) ter falado de forma “raivosa” com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em conversa telefônica realizada no último fim de semana. Na terça (2), o site Axios revelou que, durante o contato, o norte-americano chamou o premiê de “louco” e o pressionou a interromper a escalada militar contra o Líbano.
Em entrevista ao podcast “Pod Force One”, Trump confirmou o desentendimento ao ser questionado sobre o diálogo. “Fiquei um pouco perturbado com as constantes brigas dele com o Líbano, sabe?”, declarou o presidente.
Apesar de reconhecer a discussão, o republicano afirmou em seguida que se dá “muito bem” com o líder israelense.
De acordo com fontes ouvidas pelo Axios, o tom de Trump foi motivado pela preocupação de que as ações de Israel isolassem o país internacionalmente e prejudicassem negociações em curso com o Irã. O site informou que o presidente afirmou que Netanyahu estaria preso se não fosse pelo apoio dos EUA, referindo-se aos processos judiciais enfrentados pelo primeiro-ministro.
Relatos do site norte-americano indicam que Trump questionou a estratégia de Israel ao derrubar edifícios inteiros para atingir comandantes do Hezbollah. “O que você está fazendo?”, teria gritado o norte-americano em um trecho da ligação.
Após o contato, uma autoridade israelense informou que o país não planeja novos ataques contra alvos em Beirute no momento. O gabinete de Benjamin Netanyahu não comentou o teor das declarações atribuídas a Trump, limitando-se a declarar que Israel manterá operações no sul do Líbano caso os ataques contra seu território não cessem.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Economia do Irã não precisa colapsar, mas regime deve cair, diz secretário dos EUA
Scott Bessent disse que pressão econômica contra Teerã deve continuar
- Número de mortos pela avalanche no Nepal e no Tibete chega a 919 AFP · há 1 hora
- Irã diz ter lançado mísseis contra bases dos EUA na Jordânia em retaliação a ataque em Ormuz Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Mais de 20 pessoas estão desaparecidas após inundação repentina no Grand Canyon AFP · há 16 horas
- EUA voltam a lançar bombas contra o Irã após um mês sem ataques AFP · há 17 horas