Trump ameaça UE, prevê acordo com China e sinaliza que não vai se candidatar novamente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a União Europeia (UE) pagará tarifa de 35% se “não cumprir suas obrigações”, em entrevista para a CNBC nesta terça-feira (5). Na ocasião, Trump também disse que anunciará tarifas sobre semicondutores e farmacêuticas na próxima semana. “A Suíça faz uma fortuna com produtos farmacêuticos. Inicialmente, aplicaremos uma tarifa pequena sobre produtos farmacêuticos”, mencionou o presidente dos EUA. Trump celebrou acordos com outros países, como Japão, Indonésia e Coreia do Sul, que abriram seus mercados para os EUA, mas voltou a dizer que a Índia “não é uma boa parceira comercial”. “Vou aumentar a tarifa para eles Índia substancialmente por conta do petróleo da Rússia”, disse.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O republicano menosprezou possíveis aumentos de preços do petróleo e afirmou “não estar preocupado” com a situação. “Se os preços de energia baixarem o suficiente, Vladimir Putin deixará de matar e isso seria bacana”, disse. Em relação à China, Trump afirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, com quem ele disse ter uma relação positiva e de respeito, procurar marcar uma reunião com os norte-americanos: “Posso encontrá-lo até o fim do ano, se houver um acordo.” Segundo ele, um acordo entre EUA e China está próximo. Ainda nessa entrevista, Trump disse que “provavelmente” não se candidatará novamente à presidência dos EUA.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”2031586,2031585,2031591″]
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes marca para setembro análise de recurso contra condenação de Eduardo Bolsonaro
Embargos de declaração serão julgados pela Primeira Turma da Corte em plenário virtual, entre os dias 11 e 18 de setembro
- Explosão de carro-bomba deixa um morto e 11 feridos na Colômbia AFP · há 7 horas
- Starmer renuncia ao Parlamento britânico após deixar cargo de premiê Jovem Pan · há 10 horas
- Número de mortes causadas pela avalanche no Nepal e no Tibete passa de 1.000 AFP · há 12 horas
- Presidente do Irã afirma que ameaças dos EUA prejudicam solução diplomática AFP · há 13 horas