Trump defende cloroquina e aponta queda nas mortes pelo ‘China Vírus’ nos EUA

O presidente americano usou o Twitter na tarde desta segunda-feira, 6, para voltar a defender a estratégia do governo na pandemia de Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 06/07/2020 16h54 - Atualizado em 06/07/2020 16h55
EFE/EPA/YURI GRIPAS Donald Trump é o atual presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter na tarde desta segunda-feira, 6, para voltar a defender a estratégia do governo americano na pandemia de Covid-19. Segundo ele, as mortes pelo “vírus da China” já recuaram 39% nos EUA, e o programa de testes do país é o maior do mundo. Trump reclamou do fato de que, segundo ele, a imprensa local não reporta esses fatos corretamente. “A taxa de mortalidade para o China Vírus nos EUA está simplesmente por volta da menor do mundo!”, afirmou, referindo-se ao novo coronavírus com uma expressão que Pequim condena. Além disso, Trump disse que a economia americana “está voltando forte”.

O líder americano ainda citou um estudo da companhia Henry Ford Health System, que diz que o tratamento com a hidroxicloroquina reduziu a taxa de mortalidade de modo significativo em pacientes hospitalizados com Covid-19 e sem problemas no coração. Estudos no Reino Unido e os monitorados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) concluíram anteriormente que o medicamento não trazia vantagem no combate a essa doença e ainda trazia riscos para aqueles com problemas no coração. Em 15 de junho, a agência de controle de drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês) revogou a autorização para uso emergencial da cloroquina e da hidroxicloroquina em solo americano.

Na série de mensagens, Trump ainda afirmou que as escolas nos EUA “precisam abrir até o outono”, que começa em 21 de setembro. Além disso, voltou a criticar a oposição democrata, dizendo que ela não teria banido as viagens com a China e isso teria provocado muito mais mortes nos EUA.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.