Trump compartilha imagens falsas de apoio de Taylor Swift à sua candidatura

Cantora não declarou publicamente apoio a nenhum candidato para as eleições de 5 de novembro, mas republicanos e democratas tentam garantir o suporte da artista

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2024 19h46 - Atualizado em 20/08/2024 09h05
  • BlueSky
Reprodução taylor swift e donald trump Donald Trump compartilha publicação nas redes sociais com falsas informações sobre apoio de Taylor Swift

Donald Trump compartilhou no domingo (18) imagens manipuladas nas redes sociais, nas quais ele atribui a si mesmo o apoio de Taylor Swift e de seus fãs à sua campanha eleitoral, em um aparente esforço para aproveitar a influência da cantora pop nas eleições dos Estados Unidos. Swift não declarou publicamente apoio a nenhum candidato para as eleições de 5 de novembro. Em 2020, ela apoiou o presidente Joe Biden e criticou Trump. A publicação sugere que a estrela pop e seus fãs, conhecidos como Swifties, o apoiam. Algumas dessas imagens parecem ter sido geradas por inteligência artificial (IA), de acordo com um especialista. “Eu aceito!”, escreveu o ex-presidente republicano em uma mensagem na rede Truth Social que mostra um pôster de Swift pedindo a seus fãs que votem nele.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A publicação inclui fotos de mulheres com camisetas com o lema “Swifties for Trump” (Swifties a favor de Trump). Segundo Hany Farid, especialista da Universidade da Califórnia em Berkeley, essas imagens apresentam indícios “reveladores de terem sido geradas por IA”. Swift não reagiu publicamente. Por outro lado, Trump compartilhou no Truth Social um vídeo de uma pessoa que afirma que os fãs da cantora parecem preferir o republicano. A crescente popularidade de Swift e sua influência fazem com que tanto democratas quanto republicanos busquem seu apoio, mas até agora ela tem se mostrado relutante em expressá-lo. Seu poder ficou evidente quando, em 2023, ela incentivou seus fãs a se registrarem para votar, direcionando-os para a organização sem fins lucrativos e apartidária Vote.org. Um impacto imediato que registrou mais de 35 mil novas inscrições após a mensagem, um aumento de 23% em relação ao ano anterior e o maior número desde 2020.

(Reprodução)

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Américo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.