Trump nomeia como secretário de Energia empresário do ‘fracking’ que questiona crise climática
Chris Wright é fundador da Liberty Energy, conhecido por sua postura cética em relação ao clima e defensor do fracking, técnica de extração de petróleo e gás em campos de xisto
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (16) a nomeação de Chris Wright como secretário de Energia. Fundador da Liberty Energy e conhecido por sua postura cética em relação às mudanças climáticas, Wright terá como principal missão reduzir a burocracia para impulsionar investimentos em combustíveis fósseis. Em comunicado, Trump destacou Wright como peça-chave para o que chamou de uma “nova era dourada de prosperidade americana e paz global”. Ele elogiou o empresário como um dos responsáveis pela “Revolução do Xisto”, que fortaleceu a independência energética dos Estados Unidos e impactou o mercado e a geopolítica global.
Wright é um defensor do fracking, técnica de extração de petróleo e gás em campos de xisto, e critica abertamente a narrativa sobre crise climática. Em uma publicação no LinkedIn, ele afirmou que “não há crise climática” e questionou o conceito de transição energética. Wright também argumentou que não existe energia “limpa ou suja”, pois todas as fontes têm impactos positivos e negativos. A escolha reflete a intenção do futuro governo de priorizar o setor de combustíveis fósseis, reforçando a influência dessa indústria na política energética dos Estados Unidos.
*Com informações da AFP
Publicada por Felipe Dantas
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.