Trump voltar a sugerir que Canadá deve se tornar o 51º Estado dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez mais uma declaração polêmica sugerindo que o Canadá deveria se tornar o “precioso 51º Estado” da união americana. Ele justificou sua posição afirmando que os EUA investem “centenas de bilhões de dólares” para subsidiar o país vizinho, insinuando que, sem esse apoio financeiro, o Canadá não conseguiria se manter como uma nação viável.
Trump também enfatizou que os Estados Unidos não necessitam dos recursos que o Canadá oferece, mencionando que o país possui “energia ilimitada” e uma quantidade de madeira que nunca será totalmente utilizada. Ele argumentou que a incorporação do Canadá como um estado americano traria benefícios, como a redução de impostos e uma proteção militar mais robusta.
Em meio a essa controvérsia, os Estados Unidos decidiram implementar tarifas de 25% sobre as importações canadenses, com exceção dos recursos energéticos, que terão uma tarifa de 10%. Essa medida gerou tensões entre os dois países e levantou preocupações sobre as relações comerciais.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Como resposta a essas tarifas, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou a imposição de taxas de 25% sobre importações dos Estados Unidos que somam até US$ 155 bilhões. Essa retaliação indica um aumento nas fricções comerciais entre as duas nações, que já possuem uma relação complexa.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
EUA afundam 3ª barco de supostos traficantes em frente ao Equador em uma semana
Governo de Donald Trump realizou operações contra supostas lanchas de narcotraficantes no Pacífico e no Caribe, com bombardeios que deixaram mais de 200 mortos
- Ao menos 5 morrem após avião de carga da Amazon sair da pista em Miami, dizem autoridades Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Avião de carga da Amazon sai da pista, atinge veículos e pega fogo em aeroporto de Miami Associated Press* · há 2 horas
- Guiana receberá migrantes deportados dos EUA após um acordo temporário Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Enviados de Trump se reúnem Zelensky em Kiev após conversas com Putin AFP · há 9 horas