Ucrânia trabalha para retomar exportações de grãos apesar do ataque russo em Odesa

Ambiente onde produtos agrícolas estão armazenados não teria sido afetado pelo bombardeio do último sábado

  • Por Jovem Pan
  • 24/07/2022 07h40 - Atualizado em 24/07/2022 07h43
Reuters Mísseis não teria atingido a área onde grãos estão armazenados no porto de Odessa Mísseis não teria atingido a área onde grãos estão armazenados no porto de Odessa

A Ucrânia pressionou neste domingo, 24, os esforços para reiniciar as exportações de grãos dos portos do Mar Negro depois que um ataque com mísseis a Odesa levantou dúvidas se a Rússia honraria um acordo destinado a aliviar a escassez global de alimentos causada pela guerra. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky denunciou os ataques de sábado como “barbárie” que mostrou que Moscou não era confiável para implementar um acordo fechado apenas um dia antes com a mediação da Turquia e das Organização das Nações Unidas.

A emissora pública Suspilne citou os militares ucranianos dizendo após o ataque que os mísseis não atingiram a área de armazenamento de grãos do porto ou causaram danos significativos, e Kiev disse que os preparativos para retomar os embarques de grãos estão em andamento. “Continuamos os preparativos técnicos para o lançamento das exportações de produtos agrícolas de nossos portos”, disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, em um post no Facebook. A Rússia disse neste domingo que suas forças atingiram um navio de guerra ucraniano e uma loja de armas em Odesa com mísseis. O acordo assinado por Moscou e Kyiv foi saudado como um avanço diplomático que ajudaria a conter o aumento dos preços globais dos alimentos, restaurando os embarques de grãos dos portos ucranianos para níveis pré-guerra de 5 milhões de toneladas por mês.

*Com informações da Reuters

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.