Vice-presidente da UE diz que tarifas ‘não são o caminho a seguir’ em relação à Groenlândia
A alta representante da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou nesta segunda-feira (19), que a segurança do Ártico é um interesse transatlântico comum, e um “tema que podemos discutir com nossos aliados americanos”. Em publicação na rede social X, no entanto, a diplomata afirmou que “as ameaças tarifárias não são o caminho a seguir” e que a “soberania não serve para fins comerciais”.
Kallas afirmou que o bloco não tem “interesse em iniciar uma disputa”, mas que irá manter sua posição. “A Europa possui um conjunto de ferramentas para proteger seus interesses”, concluiu.
Denmark and Greenland are not alone.
Good to see my colleagues @troelslundp and Vivian Motzfeldt.Arctic security is a shared transatlantic interest, and one we can discuss with our US allies.
But tariff threats are not the way to go about this. Sovereignty is not for… pic.twitter.com/AbIhQ2ZI13— Kaja Kallas (@kajakallas) January 19, 2026
A declaração veio após Kallas se reunir com o vice-primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, com o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, e com a ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt.
*Com informações do Estadão Conteúdo
[jp-related-posts ids=”2096923,2096895,2096881″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Governo Trump planeja usar bomba de Call of Duty contra o Irã; entenda
Segundo a imprensa americana, o armamento seria usado em caso de retomada das ofensivas ao país
- Nova secretária de imprensa de Trump diz que China não tem banheiros adequados AFP · há 4 horas
- Democratas superam republicanos em arrecadação antes das eleições do Congresso AFP · há 5 horas
- França e Alemanha oficializam acordo que flexibiliza transição a carros elétricos AFP · há 6 horas
- Papa Leão XIV tem ‘melhora constante’ após cirurgia para retirar tumor, diz Vaticano AFP · há 9 horas