Vietnã nomeia sua primeira presidente da República

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2018 07h13
Reprodução Danh Thi Ngoc Thinh é a primeira presidente mulher da história do Vietnã

A Assembleia Nacional do Vietnã nomeou Danh Thi Ngoc Thinh presidente provisória da República Socialista, após a morte na sexta-feira (23) em Hanói do anterior chefe de Estado, Tran Dai Quang, segundo um comunicado oficial.

Thinh, até o momento vice-presidente do país, se tornou a primeira vietnamita a chegar à chefia de Estado, embora seja de forma interina, pois se espera que a Assembleia Nacional eleja um novo presidente em sua sessão plenária de outubro ou, no mais tardar, em maio de 2019.

A nova governante, de 59 anos, ocupou a vice-presidência desde abril de 2016 depois de ter se destacado como vice-presidente da União das Mulheres Vietnamitas, associação muito influente no país, e como secretária-geral do Partido Comunista na província de Vinh Long.

Thinh assume seu novo cargo, com funções representativas e pouco poder executivo, enquanto o regime comunista prepara o funeral de Estado de Quang para os dias 26 e 27, declarados de luto nacional.

Na quarta-feira os vietnamitas poderão se despedir de Quang na Casa Funerária Nacional de Hanói antes da cerimônia funerária de quinta-feira, quando será levado para sua província natal, Nin Binh, para ser enterrado.

Durante os dois dias de luto as bandeiras nacionais serão hasteadas a meio mastro nos prédios oficiais e serão proibidos todos os eventos de entretenimento público.

Quang, de 61 anos, permaneceu ativo até sua morte por causa de uma doença viral contraída há um ano e sobre a qual as autoridades não revelaram mais detalhes.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.