Von der Leyen celebra aprovação do acordo UE-Mercosul e confirma viagem para assinatura no Paraguai

Presidente da Comissão Europeia classifica o pacto como um ‘sinal forte” de autonomia geopolítica e destaca a criação da maior zona de livre comércio do mundo, unindo 700 milhões de pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 09/01/2026 15h43
  • BlueSky
EFE/EPA/GUILLAUME HORCAJUELO Ursula von der Leyen Von der Leyen celebra aprovação do acordo UE-Mercosul e confirma viagem para assinatura no Paraguai

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou, nesta sexta-feira (9), a decisão do Conselho Europeu de aprovar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Em comunicado oficial, a líder europeia confirmou que viajará em breve ao Paraguai para a assinatura final do tratado, encerrando um ciclo de negociações que se estendeu por mais de 25 anos.

“Com 2026 apenas começando, a Europa enviou hoje um sinal forte de que levamos a sério nossas prioridades”, declarou von der Leyen. A presidente enfatizou que o acordo vai muito além do comércio, representando um marco estratégico em um cenário global cada vez mais fragmentado. “Em um momento em que o comércio e as dependências são usados como armas… este acordo histórico é mais uma prova de que a Europa traça seu próprio curso e permanece como um parceiro confiável.”

Ganhos econômicos

A Comissão explicou que o tratado consolidará a maior zona de livre comércio do mundo, abrangendo um mercado de 700 milhões de pessoas. As projeções apontam que as exportações da UE para o bloco sul-americano devem crescer quase € 50 bilhões até 2040, enquanto as exportações do Mercosul para a Europa podem aumentar em até € 9 bilhões no mesmo período.

O acordo também garante a proteção de 350 indicações geográficas europeias e promete impulsionar investimentos em setores estratégicos. “Este é um acordo ganha-ganha”, afirmou von der Leyen, destacando o compromisso com a diversificação comercial e a redução de dependências externas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Próximos passos

A assinatura ocorrerá sob a presidência pro tempore (temporária) do Paraguai no Mercosul. Von der Leyen elogiou a liderança do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e a cooperação dos Estados-membros para destravar o pacto.

“Nossa mensagem para o mundo é esta: a parceria cria prosperidade e a abertura impulsiona o progresso”, concluiu a presidente, sinalizando o início de uma “nova era” nas relações transatlânticas.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.