MURO BERLIM
Por ocasião do 25º aniversário da queda do Muro de Berlim, a Agência Efe envia hoje uma série especial de matérias com os seguintes conteúdos:.
None
ALEMANHA – A queda do Muro de Berlim foi um marco decisivo na reunificação da Alemanha, ao que se seguiu um longo processo de equiparação das condições de vida no leste e no oeste do país que ainda não terminou e no qual houve tanto conquistas como decepções.
None
GUERRA FRIA – A queda do que alguns chamaram de “muro da vergonha” abriu o caminho há 25 anos para a reunificação da Alemanha e simbolizou para a posteridade o fim da Guerra Fria.
None
MITOS – Mentiras, manipulações e até lendas urbanas fazem parte dos 28 anos de existência do muro do Berlim, desde sua construção até sua queda, sobre a qual não há também uma verdade única, além de ter ocorrido em uma noite da história recente da Alemanha.
None
RÚSSIA – Passados 25 anos desde a queda do Muro de Berlim, favorecida pela Perestroika, a Rússia reivindica uma nova ordem internacional sem os ditames dos Estados Unidos, que se proclamaram vencedores da Guerra Fria.
None
EUA – A queda do Muro de Berlim foi “um dos momentos-chave da história” que evidenciou “grandes mudanças no mundo”, por se tratar do símbolo da Guerra Fria por excelência e por ter ocorrido de maneira pacífica, segundo alguns protagonistas que assistiram ao acontecimento, há 25 anos, nos Estados Unidos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.