“Não” à independência vence o referendo na Escócia, segundo a “BBC”

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h21

Edimburgo (R.Unido), 19 set (EFE).- A campanha do “não” à independência da Escócia venceu o referendo realizado ontem, garantiu nesta sexta-feira a emissora pública britânica “BBC”.

Os unionistas somam um respaldo de 54%, faltando apurar somente seis dos 32 distritos eleitorais, entre eles Edimburgo, mas a distância para o “sim”, que tem 46%, já é inalcançável, segundo a emissora.

A vitória do “sim” na principal cidade da Escócia, Glasgow, com 53 % dos votos, não foi suficiente para alcançar o lado unionista, que se impôs na grande parte das circunscrições.

Em Glasgow houve uma participação de 75%, de 364.664 recenseados, abaixo da média próxima a 85% em toda Escócia.

Até o momento, 1.176.952 pessoas votaram a favor da independência da Escócia, enquanto 1.397.077 a rejeitaram, o que para a “BBC” é suficiente para prever que o “não” vencerá o referendo.

Apenas quatro dos 24 distritos eleitorais apurados deram a vitória ao “sim”: Glasgow, Dundee, North Lanarkshire e West Dunbartonshire.

A vice-primeira-ministra do governo autônomo da Escócia e número dois do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, declarou que, embora o resultado ainda não esteja decidido, “aceita” o que as estatísticas “podem estar indicando”.

Sturgeon também declarou que, seja qual for o resultado da votação, o povo escocês “pediu uma mudança” e se mostrou disposta a trabalhar com qualquer um que a facilite.

A expectativa é que o primeiro-ministro do governo autônomo da Escócia e líder do SNP, Alex Salmond, principal promotor do referendo, discurse nas próximas horas no centro nacional de apuração, perto do aeroporto de Edimburgo, onde os votos ainda não foram contabilizados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.