Nave russa cairá sobre a Terra na sexta-feira e queimará na atmosfera

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h27

Moscou, 7 mai (EFE).- O cargueiro espacial russo Progress M-27M, que saiu de órbita após ser lançado há uma semana com destino à Estação Espacial Internacional, cairá sobre a Terra nesta sexta-feira, segundo anunciou a agência russa, Roscosmos.

De acordo com os especialistas da Roscosmos, a Progress “se desintegrará” no dia 8 de maio, entre 0h45 e 6h36 horas de Moscou (entre 18h45 desta quinta-feira e 0h36 em Brasília), indica o comunicado oficial.

“A nave queimará completamente nas camadas densas da atmosfera da Terra e só alguns fragmentos pequenos poderão alcançar a superfície do nosso planeta”, acrescentou.

Desta forma, a agência espacial russa encerrou as especulações de que poderiam cair de 700 quilos a três toneladas de fragmentos no planeta. A Roscosmos afirma que o local da queda será especificado nas próximas horas, mas especialistas acreditam que o oceano seja o local mais provável.

As indústria aeroespacial recomendou não espalhar o pânico entre a população sobre os riscos do cargueiro de fabricação russa, que sofreu a primeira falha em quase 40 anos.

Segundo os prognósticos do Comando Americano de Defesa Aeroespacial (Norad, sigla em inglês), a nave russa cairá em águas do Oceano Pacífico, perto do litoral americano, em torno das 10h30 (horário de Brasília) na sexta-feira.

As Progress, que são utilizadas há 35 anos, são grandes orgulhos da indústria aeroespacial russa, com um histórico praticamente impecável. Até agora, só havia acontecido um acidente, em agosto de 2011, provocado por uma falha do foguete portador.

O Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia perdeu o controle do cargueiro, lançado da base de Baikonur (Cazaquistão), depois que a nave saiu da órbita planejada e parou de enviar dados à Terra por não ter ativado todas as antenas.

Todas as tentativas para retomar o controle da nave, que deveria levar cerca de 2,5 toneladas de suprimentos à Estação Espacial, falharam. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.