Negociações de paz para Síria estão previstas para voltar após uma semana

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2014 13h43

Genebra, 12 fev (EFE).- Uma terceira rodada de negociações de paz para a Síria está planejada para ser convocada somente após uma semana de recesso, uma vez que seja concluída a rodada atual neste sábado, disseram nesta quarta-feira os representantes tanto da oposição quanto do governo sírio.

A conselheira do presidente sírio Bashar al-Assad, Buzaina Shabaan, afirmou que sua delegação está disposta a ficar até o próximo domingo, se for necessário, e que voltarão a Genebra quando forem convocados.

As delegações do governo e da oposição participam nesta semana de uma segunda rodada de negociações, que começaram na segunda-feira passada – com a perspectiva de durar uma semana -, e desde esse dia os dois grupos se reuniram duas vezes por cerca de duas horas com a mediação do diplomata Lakhdar Brahimi.

A primeira ronda de negociação se lançou com uma conferência diplomática ministerial em 22 de janeiro, e nessa fase as negociações se prolongaram por oito dias.

O processo de paz foi promovido pelos Estados Unidos e pela Rússia, com o respaldo da ONU, para pôr fim a uma guerra civil que no próximo mês completará três anos e já deixou mais de 130 mil mortos.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.