Negociações entre Grécia e credores em Bruxelas terminam sem acordo

  • Por Agencia EFE
  • 14/06/2015 15h23
  • BlueSky

Bruxelas, 14 jun (EFE).- As negociações entre a delegação grega e as instituições credoras deste fim de semana em Bruxelas terminaram sem um acordo neste domingo, embora a Comissão Europeia (CE) diga que com mais esforços da Grécia e vontade política de todos ainda é possível um compromisso antes do fim de junho.

O presidente da CE, Jean-Claude Juncker “fez uma última tentativa neste fim de semana para achar, através de representantes pessoais e em estreita cooperação com especialistas da CE, do BCE e do FMI, uma solução com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que permitisse uma avaliação positiva a tempo para o Eurogrupo do dia 18”, disseram fontes comunitárias.

“Embora já tenham ocorrido alguns progressos, as conversas não prosperaram já que permanece uma grande lacuna entre os planos das autoridades gregas e as exigências comuns” das três instituições sobre as medidas fiscais, afirmaram.

Trata-se de uma diferença de 0,5% a 1% do PIB, o equivalente a dois bilhões de euros, em medidas orçamentárias permanentes sobre uma base anual, de acordo com as fontes.

Além disso, as instituições credoras (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) consideram que “as propostas gregas continuam sendo incompletas”.

As fontes acrescentaram que, “sobre esta base, mais discussões deverão ocorrer no Eurogrupo”, o fórum informal que reúne aos ministros de Finanças e de Economia da zona do euro.

Apesar dessa última tentativa de Juncker não ter conseguido fazer o suficiente para encaminhar um acordo neste fim de semana, o presidente da CE “segue confiante que, com esforços reformistas mais fortes do lado grego e uma vontade política de todas as partes, ainda é possível encontrar uma solução antes do fim do mês”, declararam as fontes.

O dia 30 de junho é a data em que expira o segundo prolongamento do resgate à Grécia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.