Nova leva de foguetes é lançado de Gaza contra o sul de Israel

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2014 09h23

Jerusalém, 13 mar (EFE).- Uma nova série de foguetes foi lançada nesta quinta-feira de Gaza contra as localidades portuárias israelenses de Ashdod e Ashkelon, no sul do litoral mediterrânea de Israel, informou o exército.

Em comunicado, as Forças Armadas israelenses indicaram que dois dos projéteis caíram em zonas despovoadas, mas não forneceram mais detalhes.

O conselho de Segurança do governo de Israel iniciou hoje reunião extraordinária para avaliar a situação e discutir a resposta ao lançamento em massa de foguetes, que vem ocorrendo desde ontem.

Desde a operação militar israelense Pilar Defensivo, realizada em 2012, organizações de Gaza não lançavam tantos foguetes contra o território vizinho.

Segundo a edição digital do jornal “Jerusalem Post”, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, presidirá a sessão após ter se reunido ontem à noite com o ministro da Defesa, Moshé Yaalon, e altos comandantes do exército e dos serviços secretos.

Na manhã de hoje, milicianos palestinos voltaram a disparar quatro foguetes contra o sul de Israel que, no entanto, caíram dentro da própria Faixa de Gaza, informou à Agência Efe uma porta-voz militar.

Os foguetes saíram das plataformas de lançamento móveis pouco depois das 8h30 locais (3h30 de Brasília) procedente do centro da Faixa de Gaza, cercada por Israel desde 2007, e “não chegaram a alcançar o território israelense”, disse a porta-voz.

A região vive um ambiente de tensão desde ontem, quando o grupo islamita Jihad Islamiya lançou cerca de 50 foguetes contra povoações do sul de Israel, sem causar vítimas.

O ataque foi respondido de forma imediata pela artilharia e a aviação israelense, que bombardearam 29 posições das milícias palestinas em diferentes lugares do norte, centro e sul da Faixa de Gaza.

Até esta manhã, a Jihad disse ter disparado mais de cem foguetes durante a que chamou de operação Romper o silêncio, e 60 teriam atingido o território israelense. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.