Novo ataque do Boko Haram deixa dezenas de mortos no nordeste da Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 18/08/2015 15h58

Damaturu (Nigéria), 18 ago (EFE).- Dezenas de pessoas morreram na semana passada após um ataque do Boko Haram no remoto vilarejo de Kukuwa Gary, no estado nigeriano de Yobe, conforme informaram nesta terça-feira várias testemunhas do ataque.

Os moradores que conseguiram fugir para Damaturu, capital do estado, relataram que a maioria dos mortos, em grande parte mulheres e crianças, morreram baleados ou afogados em um rio próximo quando tentavam fugir dos insurgentes.

“Eles chegaram em grande número e começaram a disparar de maneira esporádica, por isso as pessoas se assustaram e fugiram da aldeia. Muitos morreram tentando atravessar o rio, que descia em grande volume pelas chuvas”, explicou Ahmad Umar com o auxílio de um tradutor.

Os sobreviventes do ataque situam o número de mortos em mais cem, com base em uma estimativa das pessoas que conseguiram atravessar até a outra margem, mas será difícil estabelecer um número exato porque muitos dos corpos foram levados pela correnteza.

“Não tivemos outra opção a não ser tentar nadar até o outro lado, apesar de ser muito perigoso, porque o Boko Haram nos mataria com suas armas”, declarou Mouktar Ibrahim, outro morador de Kukuwa Gary.

As autoridades locais de Yobe, que confirmaram o ataque, também não puderam dar números oficiais.

O Boko Haram realizou dezenas de ataques e atentados suicidas neste ano que causaram a morte de mais de 2 mil pessoas, a maioria no nordeste do país, região mais afetada pela insurgência do grupo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.