Novos confrontos explodem no norte do Mali

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2014 10h14

Bamaco, 21 mai (EFE).- A cidade malinesa de Kidal, no norte do país, voltou a ser palco nesta quarta-feira de confrontos entre rebeldes tuaregues e o Exército regular, informaram à Agência Efe fontes militares e testemunhas.

Segundo as fontes, veículos blindados do Exército e soldados malineses penetraram na cidade, principal reduto do grupo tuaregue Movimento Nacional de Libertação de Azawad.

As fontes militares disseram que o Exército pretende expulsar da cidade os combatentes rebeldes e supostos simpatizantes de grupos radicais islâmicos, ativos na região.

Estes choques acontecem quatro dias após outros similares que explodiram no fim de semana, coincidindo com a primeira visita a Kidal do presidente do Governo do Mali, Moussa Mara.

Após tais confrontos, nos quais morreram 36 pessoas e 87 ficaram feridas, o ministro da Defesa, Soumeylou Boubeye Maiga, acusou os rebeldes tuaregues de terem violado os acordos de paz de Ouagadougou assinados em 18 de junho de 2013, entre o governo e os rebeldes.

Maiga também insistiu no direito de Bamaco de reforçar suas posições na região de Kidal e fontes de segurança confirmaram o envio de pelo menos 1.500 soldados rumo à região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.