NSA pode gravar chamadas realizadas em um país durante um mês, diz Snowden

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 17h43

Washington, 18 mar (EFE).- A Agência de Segurança Nacional (NSA) tem a capacidade de gravar “todas e cada uma” das ligações de todo um país durante um mês para examiná-las posteriormente, segundo disse ex-analista da agência Edward Snowden ao jornal “The Washington Post”.

Segundo as novas revelações, um programa conhecido como “Mystic”, que começou a operar em 2009, permite gravar “100%” das conversas telefônicas de um país estrangeiro, algo que conseguiu levar a sua máxima capacidade operacional em 2011.

Esta técnica começou a ser utilizada em pelo menos um país em 2014, mas os funcionários americanos pediram à publicação que não revelasse detalhes que identifiquem a localidade.

Uma ferramenta conhecida como “Retro” permite “rebobinar” conversas e “abrir uma porta ao passado” para que os analistas espionem no exterior, embora das bilhões de chamadas armazenadas, apenas uma mínima fração é analisada.

O sistema tem uma capacidade de gravação de 30 dias e vai se renovando constantemente, incorporando chamadas novas e eliminando as mais antigas.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, se negou hoje a comentar as informações reveladas por Snowden, que está asilado temporariamente na Rússia.

“Deixamos claro que as atividades da NSA e nossas atividades de inteligência se submetem a nossas leis e à supervisão dos três poderes” do Estado, indicou Carney.

Segundo a lei americana, a NSA pode espionar somente território e cidadãos estrangeiros, mas não americanos, já que isso poderia violar a Constituição, especialmente neste tipo de programas de espionagem indiscriminado.

Um porta-voz da NSA disse ao jornal que as revelações “contínuas e seletivas” de atividades da agência de inteligência eletrônica são altamente prejudiciais para a realização “legítima” de atividades de recopilação de informação.

Os documentos filtrados mostram o sarcasmo com o qual os agentes da NSA apresentam o programa em seus documentos internos: neste caso, o projeto “Mystic” é representado por um mago com um bastão que na ponta tem um telefone celular.

Este programa, além de ser o único revelado que é capaz de gravar conversas em todo um país, poderia recopilar conversas de americanos que vivam ou se comunicam com o estrangeiro.

O presidente americano, Barack Obama, assegurou na apresentação de sua proposta de reformas da NSA em janeiro, que “os Estados Unidos não espionam as pessoas que não ameaçam a segurança nacional” independentemente de sua nacionalidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.