JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Tempo Real | 14h00 - 16h00
Notícias

O que é acordo que Motta negocia com o STF sobre anistia? Gustavo Segré comenta

Cerne do debate gira em torno da constitucionalidade do projeto de lei que pode beneficiar os presos do 8 de Janeiro

Felipe Cerqueira

Gustavo Segré opina sobre o PL da Anistia durante o 3 em 1 desta sexta (11)
segre Reprodução/Jovem Pan News

Nos últimos dias, uma intensa discussão tem se desenrolado em torno de um possível acordo entre o deputado Hugo Mota e o Supremo Tribunal Federal (STF). O cerne do debate gira em torno da constitucionalidade do projeto de lei que concede anistia aos presos do 8 de Janeiro. O analista político Gustavo Segré destacou que os ministros do STF têm se manifestado contrários a qualquer questão de anistia, o que pode influenciar significativamente o desfecho desse acordo. Gustavo Segré trouxe à tona a expectativa de que o ministro Gilmar Mendes possa adotar uma postura semelhante à que tinha em 2010.

Naquela época, Mendes considerava a anistia uma potestade do poder legislativo, um tema político e não judiciário. No entanto, Segré reconhece que a posição de Mendes pode ter evoluído ao longo dos anos. Caso o Legislativo aprove o projeto e o Executivo o vete, a questão pode retornar ao STF, que teria a responsabilidade de decidir sobre sua constitucionalidade. O “interesse popular”, segundo Segré, tem sido um fator relevante, especialmente em relação à percepção de que as penas têm sido aplicadas de forma exagerada.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Segré aponta que a opinião pública brasileira parece estar inclinada a acreditar que a dosimetria das penas é excessiva, o que torna este um momento oportuno para buscar uma solução pacífica para a questão. A expectativa é que o acordo entre o legislativo e o STF possa resultar em um texto que atenda aos interesses da população, evitando conflitos desnecessários entre os poderes.  “Talvez seja um momento bom para pacificar o que precisa ser pacificado.”

Veja a opinião de Gustavo Segré

[jp-related-posts ids=”1905343,1905304″]

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Assuntos