Obama faz visita histórica a Hiroshima, no Japão

  • Por EFE
  • 27/05/2016 08h17
KMA03 HIROSHIMA (JAPÓN) 27/05/2016.- El presidente de Estados Unidos, Barack Obama (d), se despide del primer ministro nipón, Shinzo Abe (i), tras una ofrenda floral en el Parque de la Paz hoy, 27 de mayo de 2016, en Hiroshima (Japón) hoy, 27 de mayo de 2016. Aunque Obama es el primer presidente en el cargo en visitar Hiroshima, el demócrata Jimmy Carter lo hizo como expresidente en 1984, mientras que el republicano Richard Nixon acudió en 1964, cuatro años antes de convertirse en presidente de los EE.UU. EFE/Kimimasa Mayama / PoolPresidente americano Barack Obama se despede do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe em frente ao Memorial da Paz de Hiroshima

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta sexta-feira a Hiroshima onde realizou uma breve mas histórica visita à primeira cidade vítima da bomba atômica.

Obama chegou a bordo de um helicóptero por volta das 17h locais (5h de Brasília) à cidade japonesa, onde participou de uma cerimônia ao lado de vários sobreviventes da tragédia, após dois dias da cúpula dos líderes do G7 no parque natural de Ise-Shima, na região central do Japão.

Trata-se da primeira vez que um presidente americano em exercício visita Hiroshima, onde aproximadamente 140 mil pessoas morreram após o ataque nuclear lançado pelos EUA em 6 de agosto de 1945.

Obama se deslocou hoje no avião presidencial Air Force One até a base americana de Iwakuni, onde fez um discurso para cerca de 600 militares americanos e japoneses, antes de se dirigir em helicóptero ao centro de Hiroshima, a cerca de 40 quilômetros de distância da instalação militar.

O Parque da Paz, que recebeu a visita de Obama, foi erguido no epicentro da explosão e contém o Museu Memorial da Paz e o “Gembaku Domu”, a cúpula que ficou de pé após o ataque que arrasou a cidade e que é Patrimônio Mundial desde 1996.

O recinto permanece fechado praticamente durante todo o dia por motivos de segurança, o que impede o acesso do público geral, que se aglomera em torno do parque para tentar vislumbrar alguma coisa da cerimônia, apesar das altas temperaturas.

Obama é o primeiro presidente em exercício do mandato a visitar Hiroshima. O democrata Jimmy Carter o fez como ex-presidente em 1984, enquanto o republicano Richard Nixon esteve na cidade em 1964, quatro anos antes de chegar ao Salão Oval da Casa Branca.

Após o ataque em Hiroshima, os Estados Unidos lançaram uma segunda bomba nuclear três dias depois sobre Nagasaki, onde morreram por volta de 74 mil pessoas e, seis dias depois, o Japão se rendeu e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.