Obama inicia tour estadual para debater propostas de seu discurso

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 08h57

Washington, 29 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia nesta quarta-feira em Maryland e Pensilvânia uma viagem pelo país para divulgar as propostas anunciadas em seu quinto discurso sobre o Estado da União, focadas na redução da desigualdade e no progresso das classes médias e baixas.

Obama afirmou ontem à noite, diante das duas Câmaras, que 2014 será “decisivo” para estimular a economia e lutar contra a desigualdade ao anunciar um pacote de decretos, fundamentalmente sobre emprego e educação.

Em Maryland, a primeira parada de sua viagem, o presidente explicará suas propostas para elevar o salário mínimo, que incluem o aumento por decreto da remuneração de alguns trabalhadores federais para US$ 10,10 a hora.

No entanto, para aumentar o de todos os trabalhadores, atualmente em US$ 7,25, Obama necessita que o Congresso atue sobre a questão, o que não ocorreu em 2013, quando o presidente fez esta mesma promessa em seu discurso sobre o Estado da União.

Obama explicará em vários estados o pacote de decretos que anunciou ontem à noite, de alcance bastante limitado, para que 2014 seja “um ano de ação”, após um 2013 no qual viu suas grandes propostas não serem implementadas em função da hostilidade da Câmara dos Representantes dominada pelos republicanos.

Na Pensilvânia, seu segundo destino nesta viagem, Obama explicará um programa para ajudar os americanos a economizar para a aposentadoria.

As propostas econômicas que afetam as classes médias e baixas do país centraram o discurso de Obama, que insistiu ao Congresso na urgência de renovar os subsídios aos desempregados de longa duração, que expiraram em dezembro.

Além disso, o presidente propôs estender um benefício fiscal recebido por famílias de baixa renda para pessoas sem filhos, ideia bem-vista por alguns republicanos e economistas conservadores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.