Obama receberá Netanyahu na Casa Branca em 9 de novembro

  • Por Agencia EFE
  • 16/09/2015 22h00

Washington, 16 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá na Casa Branca o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em 9 de novembro, anunciou nesta quarta-feira Josh Earnest, o porta-voz do governo americano.

Ele indicou que, entre outros assuntos de interesse bilateral, os líderes abordarão o recente pacto nuclear com o Irã, assim como a situação na Faixa de Gaza. A relação entre Obama e Netanyahu estreitou por causa das negociações e do acordo nuclear com o Irã, qualificado pelo primeiro-ministro israelense de “erro de proporções históricas”.

Obama também “espera discutir as relações de Israel com os palestinos, a situação na Faixa de Gaza e Cisjordânia, além da necessidade de progredir rumo a uma verdadeira solução de dois Estados”.

“A visita do primeiro-ministro Netanyahu é uma demonstração dos laços profundos e duráveis entre Estados Unidos e Israel, assim como da cooperação em segurança sem precedentes, incluindo nossas estreitas consultas para melhorar ainda mais a segurança de Israel”, acrescentou Earnest.

Em julho, poucos dias depois do anúncio do acordo com o Irã, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, viajou a Israel e afirmou que o governo em Washington faria o possível para que esse país conseguisse se defender caso o regime de Teerã violasse o pacto.

Por outro lado, Obama antecipou em março que os Estados Unidos iriam “fazer uma avaliação” para decidir se eles apoiariam o reconhecimento no Conselho de Segurança da ONU de um Estado palestino, algo ao que Washington se opôs durante décadas.

A decisão do governo americano de revisar sua postura na ONU se deve a comentários de Netanyahu antes de sua reeleição, quando afirmou que não haveria um Estado palestino se ele continuasse à frente do governo, declaração da qual se retratou dois dias depois. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.