OEA apoia por unanimidade esforço da Colômbia para conseguir a paz

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2014 01h17

Assunção, 5 jun (EFE).- A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, uma resolução expressando seu “firme apoio” aos esforços do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e dos cidadãos do país para pôr fim ao mais longo conflito armado das Américas.

A resolução, aprovada durante a 44ª Assembleia Geral da OEA, que terminou nesta quinta-feira em Assunção, pede que o governo colombiano “prossiga com seus esforços para conseguir uma paz estável e duradoura para o bem da Colômbia e da região”.

No preâmbulo do texto, a OEA afirma que as negociações constituem uma oportunidade histórica para a Colômbia e todo o continente e destaca o valor da paz como princípio integrante da Carta da OEA.

Após a aprovação do texto, a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, agradeceu à OEA pelo apoio ao seu país em suas conversas com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que acontecem em Cuba.

“Valorizamos enormemente a resolução que nos ajuda a avançar na busca pela paz. A paz é o maior sonho dos colombianos”, disse María Ángela.

A aprovação do texto foi louvada por vários chanceleres, como o do Equador, Ricardo Patiño, que disse que a mesma reflete “o desejo de todos os países irmãos da América Latina e do Caribe”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.