ONU: Mais de 38 milhões de pessoas morrem por ano de doenças não contagiosas

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2014 17h15

Nações Unidas, 10 jul (EFE).- Mais de 38 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo em decorrência de doenças não contagiosas, com uma alta proporção entre os países em desenvolvimento, informou nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Os desafios que representam estas doenças são enormes”, afirmou a diretora geral da OMS, Margaret Chan, ao discursar hoje perante a Assembleia Geral da ONU para apresentar um balanço sobre as políticas públicas de saúde.

A OMS divulgou um relatório sobre estes males, que incluem, entre outros, o câncer, o diabetes e as doenças cardiovasculares, detalhando os níveis e os riscos particulares em cada país.

O relatório destaca que das 38 milhões de vítimas destas doenças, 14 milhões morrem entre os 30 e os 70 anos, e deles 85% são moradores de países em desenvolvimento.

“Estas mortes prematuras são em grande parte evitáveis com medidas governamentais que reduzam os fatores de risco”, sustenta o preâmbulo do relatório, assinado pelo diretor-geral adjunto da OMS, Oleg Chestnov.

O relatório recolhe as respostas oficiais para lutar contra estes males em 194 países.

“Não vejo uma falta de compromisso, mas uma falta de capacidade para atuar, especialmente nos países em desenvolvimento”, concluiu Chan perante a Assembleia Geral da ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.