Operação confisca 21 toneladas de maconha no Paraguai

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2015 12h38

Assunção, 6 ago (EFE).- Cerca de 21 toneladas de maconha foram confiscadas e 80 hectares de cultivo da droga foram destruídos durante o segundo dia de uma operação aérea e terrestre desenvolvida na fronteira com o Brasil por agentes do Paraguai, informou nesta quinta-feira a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

As operações, que transcorrem no departamento de Amambay com a colaboração da Senad, militares e a Polícia Federal brasileira, se concentraram em Colonia María Auxiliadora e na zona conhecida como Rosalina, onde estavam as plantações detectadas e a maconha apreendida.

Nessa área foram desmantelados 32 acampamentos para o aprovisiono e processamento da droga nos quais foram encontrados 16 mil quilos de maconha picada, 5.130 de maconha prensada e 285 quilos de sementes.

Além disso, e com a ajuda de helicópteros, foram avistados no lugar extensões de terreno de 80 hectares dedicados à plantação de maconha e distribuídos em 37 parcelas.

Depois disso, a operação iniciou o corte das plantas, que alcançariam 261 toneladas de maconha se tivessem chegado no final do processo de crescimento, segundo o comunicado da Senad.

A fonte acrescentou que isso significou um prejuízo econômico para o narcotráfico de cerca de US$ 7,8 milhões.

Neste ano, a Senad erradicou uma superfície total de 1.146 hectares de maconha no Paraguai, principalmente nos departamentos fronteiriços com o Brasil.

O Brasil é o principal receptor da maconha do Paraguai, que é o maior produtor da América do Sul dessa droga. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.