Organização russa rouba mais de 1,2 bilhões de senhas na internet, diz “NYT”

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2014 00h41

Washington, 5 ago (EFE).- Uma rede criminosa russa interceptou a maior quantidade de dados de usuários da internet jamais conhecida, incluindo 1,2 bilhões de combinações de nomes e senhas e mais de 500 milhões de endereços de e-mail, informou nesta terça-feira o jornal “The New York Times”.

Os registros, descobertos pela empresa americana Hold Security, que se dedica a analisar esse tipo de dados, incluem material confidencial procedente de 420 mil sites, acrescentou a publicação.

A companhia, que já revelou outras grandes ações de pirataria cibernética, não divulgou o nome das vítimas, citando acordos de confidencialidade e a reticência das empresas de renome afetadas pelo roubo, cujos sites eram vulneráveis.

A pedido do “The New York Times”, um especialista em segurança não ligado à Hold Security analisou os dados roubados e confirmou sua autenticidade.

“Os hackers não se limitaram a empresas americanas, se voltaram para qualquer site do qual pudessem obter (dados), desde companhias como a Fortune 500 a sites muito pequenos,” disse Alex Holden, o fundador e diretor da Hold Security.

Além disso, Holden afirmou que entre os sites “hackeados”, há também portais russos, e garantiu que não viu nenhuma conexão entre o ocorrido e o governo de Vladimir Putin.

Após fazer a descoberta, a companhia vai colaborar com as forças de segurança para canalizar uma investigação criminal, apesar de o governo russo, historicamente, não ter o costume de perseguir os piratas cibernéticos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.