OTAN oferece assistência para busca por avião egípcio

  • Por EFE
  • 19/05/2016 12h36
PAR01 PARÍS (FRANCIA) 19/05/2016 .- Un avión de la compañía Egyptair despega del aeropuerto de Charles de Gaulle en París, Francia, hoy, 19 de mayo de 2016. El ministro de Aviación egipcio, Sharif Fathi, dijo hoy en una rueda de prensa que la posibilidad de que una acción terrorista esté detrás del siniestro del avión de Egyptair es más elevada que la de un fallo técnico, pero que ambas son hipótesis en estos momentos. El último contacto con el aparato, que volaba de París a El Cairo, tuvo lugar hacia las 2.30 (00.30 GMT) cuando se encontraba entre 10 y 15 millas dentro del espacio aéreo egipcio. A bordo del avión, viajaban 56 pasajeros, siete tripulantes y tres agentes de seguridad, entre quienes había 30 egipcios y 15 franceses además de ciudadanos de otras nacionalidades. EFE/Etienne Laurent EFE Avião Egito

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, ofereceu, nesta quinta-feira, ajuda da Aliança Atlântica nos trabalhos de busca do avião de Egyptair desaparecido, desde a madrugada desta quinta-feira (19), quando voava desde Paris rumo ao Cairo.

“Se houver um pedido de assistência da Otan, então certamente estaremos dispostos a ajudar”, indicou Stoltenberg, perante a imprensa, em sua chegada a uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Aliança.

O político norueguês garantiu que expressará suas “mais profundas condolências a todos os afetados, à França e ao Egito”.

Stoltenberg disse acompanhar e ter informações de que há “buscas nacionais e esforços de resgate em andamento” e que França e Egito “acordaram cooperar e trabalhar estreitamente para investigar o ocorrido”.

“Nós seguimos fazendo um acompanhamento próximo”, conclui.

O Airbus A320, que cobria a rota Paris-Cairo, desapareceu do radar às 2h45 local (21h45, em Brasília) com 66 pessoas a bordo, destas, 30 eram egípcios e 15 franceses. O acidente ocorreu pouco depois do avião penetrar no espaço aéreo egípcio pouco mais de um quilômetro e a uma altitude de cerca de 11 mil metros.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.