Palau proibirá pesca comercial e será declarado santuário marinho

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2014 00h03

Sydney (Austrália), 6 fev (EFE).- A República de Palau, um pequeno país insular da Oceania, proibirá a pesca comercial em suas águas territoriais, que serão declaradas como santuário marinho, informou nesta quinta-feira (data local) a imprensa australiana.

O presidente de Palau, Tommy Remengesau, disse que a medida afetará à totalidade da Zona Econômica Exclusiva do país, de cerca de 370 quilômetros, durante uma conferência da ONU sobre os oceanos.

“Não temos outra opção, nosso oceano é o nosso modo de vida. Nossa economia é o nosso meio ambiente e o nosso meio ambiente é nossa economia”, disse Remengesau, em declarações citadas pela emissora australiana “ABC”.

“Isto é algo que ultrapassa as perdas econômicas nas receitas de empresas e de outros países. Estamos falando de um modo de vida que será dizimado se não tomarmos ações responsáveis”, acrescentou o presidente de Palau.

Palau, que em 2009 se transformou na primeira nação do mundo a criar um santuário para tubarões, tem atualmente contratos de pesca comercial com Japão e Taiwan, além de outras empresas privadas.

A proibição da pesca comercial não impedirá que moradores e turistas continuem pescando nas águas de Palau, que promoverá atividades vinculadas com o ecoturismo como o mergulho submarino, entre outras. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.