Papa chega a Roma após visita oficial à Turquia
Roma, 30 nov (EFE). – O avião que transportou o papa Francisco aterrissou neste domingo no aeroporto romano de Ciampino às 18h30 (15h30 em Brasília), vindo da Turquia, onde fez uma viagem de três dias, com encontros com as autoridades turcas e representantes das comunidades muçulmana, ortodoxa e judaica.
Esta foi a sexta viagem que o pontífice fez fora das fronteiras italianas e a último marcada em sua agenda para este ano. Em 12 de janeiro, está previsto que ele vá para Sri Lanka e Filipinas com retorno marcado para 19 de janeiro.
Como é habitual durante suas viagens, desta vez em sua rota Istambul-Roma, Francisco enviou uma série de telegramas durante o voo pelos diferentes espaços aéreos que teve que atravessar para retornar ao Vaticano: Grécia, Albânia e Itália.
O telegrama da Grécia foi dirigido ao presidente Karolos Papoulias e ao povo grego, a quem dividiu sua bênção e transmitiu seus desejos de “solidariedade e paz”.
Já o da Albânia foi direcionado aos habitantes e a Bujar Nishani, presidente desse país no qual o papa esteve em setembro.
Por último, ao entrar em espaço aéreo italiano, o papa se dirigiu ao chefe do Estado, Giorgio Napolitano, para fazer-lhe uma breve exposição de sua viagem à Turquia.
“Pude me reunir com vários representantes do povo turco e transmitir minha afetuosa estima a comunidades cristãs carregadas de história, exortando a todos a prosseguir no compromisso comum pela paz também através do diálogo entre religiões diversas”, disse ele no texto ao líder italiano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.