Papa cria arquieparquia de São João Batista de Curitiba (PR)
Cidade do Vaticano, 12 mai (EFE).- O papa Francisco elevou nesta segunda de eparquia para arquieparquia São João Batista de Curitiba (PR) dos Ucranianos e seu bispo atual, Valdomiro Koubetch, passou a ser arcebispo metropolitano.
Valdomiro Koubetch pertence à Ordem Basilianos de São Josafat (OSBM).
Nascido em 1953 em Mandaguaçú (PR), o religioso estudou no seminário de São José, de Prudentópolis (PR), e no Studium dos basilianos de Curitiba, e em Roma, estudou filosofia e teologia no Pontifício Ateneu de São Anselmo.
Mais tarde, Koubetch se doutorou em teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi ordenado padre em 1981 e desde então exerceu seu Ministério em Curitiba.
O escritório de imprensa do Vaticano informou sobre a mudança da mesma forma que da criação de uma nova eparquia, a da Imaculada Conceição em Prudentópolis dos Ucranianos, que antes fazia parte de João Batista de Curitiba.
O bispo dessa nova eparquia será Meron Mazur, pertencente à Ordem dos Basilianos de São Josafat (OSBM).
Nascido em fevereiro de 1962 em Prudentópolis, estudou Teologia no Pontifício Ateneu São Anselmo de Roma entre 1986 e 1989, onde se doutorou em Ciências da Educação.
Foi ordenado sacerdote em 8 de setembro de 1990 em Prudentópolis, e posteriormente ocupou cargos como o de professor no Studium OSBM, Superior do Seminário Maior São Basílio e Reitor do Studium OSBM.
As eparquias são circunscrições territoriais nas Igrejas Orientais Católicas e correspondem ao que conhecemos como diocese. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.