Papa nomea bispos de cidades de Ceará, Paraná e São Paulo

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h26

Cidade do Vaticano, 6 mai (EFE).- O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Edson de Castro Homem como bispo da diocese de Iguatu (CE), dom Agenor Girardi como bispo de União de Vitória (PR) e Tarcísio Scaramussa como bispo de Santos (SP), informou o escritório de imprensa do Vaticano.

Edson de Castro Homem nasceu em 17 de abril de 1949 no Rio de Janeiro e até agora era bispo auxiliar nesta cidade. Foi ordenado sacerdote em 18 de outubro de 1977 na capital fluminense, onde foi nomeado bispo titular em fevereiro de 2005.

Já Girardi nasceu em 2 de fevereiro de 1952 em Orleans (SC) e foi ordenado sacerdote em 5 de setembro de 1982. Estava atuando como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre.

Em Santos a nomeação se deu por conta da renúncia de Jacyr Francisco Braido, conforme o artigo 401.1 do Código de Direito Canônico, que estabelece que os bispos que “tenham completado 75 anos de idade estão convidados a apresentar a renúncia”. Briado será substituído por Tarcísio Scaramussa, que era bispo coadjutor da mesma diocese. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.