Papa nomeia Antônio Tourinho Neto como bispo auxiliar de Olinda e Recife

  • Por Agencia EFE
  • 12/11/2014 13h59

Roma, 12 nov (EFE). – O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Antônio Tourinho Neto, como bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife (Pernambuco), e que até agora era vigário geral da paróquia do Cristo Rei, em Jequié, na Bahia, informou a Santa Sé em comunicado.

Padre Tom, como é conhecido, nasceu em 9 de janeiro de 1964 na cidade em Jequié, e é formado em Ciências Contábeis e Psicanálise pela Sociedade Psicanalista do Estado da Bahia (Speb). Com 18 anos, entrou para o Seminário Central da Bahia e cursou Filosofia. Também esteve no Seminário de São José no Rio de Janeiro onde cursou Teologia. No Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro fez pós-graduação em Direito Canônico.

Foi ordenado presbítero em 20 de janeiro de 1990 e se integrou na diocese da sua cidade natal. Em sua trajetória, exerceu o papel de vigário paroquial de Nossa Senhora da Concepção em Aiquara, na Bahia, e foi membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e do Tribunal Eclesiástico regional Nordeste 3.

Entre outros cargos destacam-se defensor do Vínculo Matrimonial, promotor de Justiça, promotor de Vocações em Jequié, juiz auditor da Câmara Eclesiástica da diocese de Jequié e chanceler diocesano, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.